ESPAÇO USUÁRIO

Este é um espaço destinado aos 
REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS:

- Pastoral da Saúde
- GTP+ Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo
- APAF - Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes   do Fígado (saiba mais: http://www.apafpe.org.br/)
- Associação dos Moradores de Porto da Madeira (saiba mais: http://www.iglobal.co/brasil/recife/associacao-dos-moradores-do-porto-da-madeira.html)
- Diretório Acadêmico de Medicina 

*********************************************************************************************************************

GTP+ Grupo de Trabalhos em  Prevenção Posithivo 

Entidade fundada por pessoas vivendo com HIV e AIDS a 1ª da Região Nordeste do Brasil    


O GTP+ é uma organização não governamental,sem fins econômicos que tem como público prioritário Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e Profissionais do sexo ( Homens, Travestis e Mulheres Transexuais).

HISTÓRICO:                                                     
O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede em Recife, fundada em dezembro de 2000, a partir da necessidade de cria uma entidade coordenada por pessoas vivendo com o vírus HIV e doentes de AIDS, que gerasse na população usuária um sentimento de identificação e pertença à instituição, que desenvolvessem trabalhos de prevenção com o objetivo de contribuir no enfrentamento da epidemia; buscando encorajar o ativismo e a educação (prevenção as DST/HIV/AIDS, fortalecimento e militância em prol dos Direitos Humanos e Cidadania das pessoas soropositivas ao vírus HIV.

O GTP+ é a primeira instituição coordenada por pessoas vivendo com HIV no Nordeste do Brasil que tem uma população de 54 milhões de pessoas.

O GTP+ ganhou cinco prêmios. Em ordem cronológica: Outubro de 2008, através do Congresso de Prevenção às DST/ Aids, ficando em terceiro lugar na categoria Ações Bem Sucedidas ;Dezembro de 2008, com o projeto “Não fique em Silêncio”, primeiro lugar no Projeto Saúde Brasil, 5º Premio AIDS – Responsabilidade Social,  categoria Organizações Não Governamentais. Dezembro de 2010 - Segundo lugar conquistado pelo voto popular no Concurso Prudence no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Dezembro de 2012 Premiado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Banco Mundial – BIRD, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime –UNODC através dos Projetos Mercadores de Ilusões – nas Paradas I ( ações de prevenção das DST/HIV/Aids e hepatites virais durante as atividades de mobilização do orgulho LGBT) e o Cidadania Posithivas (fortalecer ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos relacionado à epidemia de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais), que realizaram gestão eficiente e transparente dos recursos públicos repassados no âmbito dos subprojetos desenvolvidos em 2011 - com abrangência nacional ou regional.

MISSÃO: “Acolher, Fortalecer as  pessoas vivendo com hiv e  aids e os profissionais do sexo (homens, travestis e mulheres transexuais) estimulando a cidadania, o protagonismo e a prevenção as DST/HIV/AIDS.

VISÃO: “Ser referência junto às instituições Governamentais e Não Governamentais Nacionais e Internacionais que atuam na área de DST/AIDS e Direitos Humanos, e pela Sociedade em geral, através do nosso ativismo, ética, compromisso, posições políticas e eficácia dos trabalhos desenvolvidos de prevenção e cidadania”.

PRINCÍPIOS:
A Cidadania do indivíduo com o HIV/AIDS;
Respeito à Diversidade;
Ética;
Democracia;
Soberania Institucional;
Participação Social e Ativismo.

VALORES:
No relacionamento com outras instituições: Responsabilidade, independência e transparência;
No relacionamento com o público beneficiado: resgate da auto-estima e busca de um ambiente humanizador;
No relacionamento com a equipe de trabalho e colaboradores: Estimular o crescimento Humano e Profissional e as relações solidárias.

PÚBLICOS PRIORITÁRIOS:
Pessoas vivendo com hiv e aids  e profissionais do sexo (homens, travestis e mulheres transexuais) priorizando as populações que estão vivendo em situações de vulnerabilidade social e econômica.

A participação do GTP+ na sociedade se dá através do desenvolvimento dos projetos e das ações pontuais ocorridas nas escolas, postos de saúde, eventos, empresas, fábricas, capacitações, etc.

PROGRAMAS:
A) CIDADANIA                 B) PREVENÇÃO

A)PROGRAMA DE CIDADANIA: Atua junto as populações diretamente beneficiadas, moradores das comunidades da Cidade do Recife, Região Metropolitana e interior do estado.

PROJETOS: PROGRAMA DE  CIDADANIA:

1) Projeto “Cozinha Solidária”: Atua na segurança alimentar das pessoas vivendo com HIV que participam dos demais projetos realizados pelo GTP+, através da produção de refeições e lanches nutritivos e balanceados, com vistas a contribuir para uma melhor formação de hábitos alimentares e cuidado com os gêneros alimentícios que formam a base alimentar em seus respectivos domicílios.

No início, o projeto atendia os integrantes da própria organização e ao público atendido em outros programas da ONG. Aos poucos a iniciativa tomou uma dimensão maior com a comercialização das refeições na sede do GTP+, aos transeuntes e funcionários de estabelecimentos vizinhos, e das encomendas que tem como público-alvo Organizações Não - Governamentais.

Além de colaborar com a sustentabilidade da organização, proporciona a reinclusão de pessoas vivendo com HIV e AIDS, cozinheiros (as) e auxiliares de Cozinha que não conseguem mais trabalho ou foram mandados embora pela sua sorologia.


2) Projeto Cidadania Posithiva: Promoção de ações que contribuam para a Cidadania e os Direitos Humanos na prevenção às DST/HIV/AIDS, tuberculose e hepatites virais junto às pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade acrescida a epidemia no período de um ano, através da formação de 20 Jovens oriundos de escolas públicas como Multiplicadores de Informações da cidade do Recife e Região Metropolitana.
  
3) Projeto Vacinas Anti-HIV (Advocacy - Participação Comunitária):
Realização de Encontro, oficinas e seminários com Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, representações das Redes de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Organizações Não Governamentais, ativistas, profissionais de saúde, interessados no tema e pesquisadores que estão desenvolvendo protocolos de pesquisas em HIV, temas como vacinas anti-HIV (preventivas e terapêuticas), participação comunitária, ética nas pesquisas, novas estratégias em prevenção (circuncisão, pep, prep e géis) com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre a situação das pesquisas e experimentos de vacinas, bem como com a sociedade civil através do controle social – representações comunitárias em comitês de Éticas em pesquisas de HIV.

4) Projeto Espaço Posithivo: Espaço de acolhimento com objetivo de oferecer um atendimento diferenciado para pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS, que buscando os serviços da instituição, passam por uma triagem e
são encaminhadas a projetos sociais existentes no GTP+ ou encaminhamento a outros serviços públicos monitorados. Considerando as características da epidemia da AIDS, desde a pauperização da doença, o aumento da contaminação entre as mulheres e jovens, assim como o crescimento expressivo entre os indivíduos na terceira idade. Muitas pessoas têm acesso ao diagnóstico quando já se encontram doentes e enfrentando sozinhos, sérios problemas pessoais, familiares e sociais, merecendo um atendimento humanizado.

AÇÃO:

l  - Candlelight A Vigília acontece em centenas de cidades em todo o mundo como forma de sensibilizar os governantes, as empresas e as comunidades para a necessidade da ampliação das pesquisas, da garantia do acesso aos medicamentos e da assistência integral às pessoas vivendo com HIV/AIDS, e também da importância do esforço das medidas de prevenção para a diminuição do avanço da epidemia.

B)PROGRAMA DE PREVENÇÃO: Atua em comunidades pobres, escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Associações Privadas e Públicas, grupo de idosos e mulheres, profissionais do Sexo, nas saunas, cinemas e locais de trabalho. Favorecendo a auto-estima e a cidadania

PROJETOS : PROGRAMA DE PREVENÇÃO AS DST/HIV/AIDS
1)Projeto “Mercadores de IlusõesDesenvolvido com profissionais do sexo (Homens, Travestis e transexuais) no seu local de trabalho e na instituição, atua desde a perspectiva do enfrentamento às vulnerabilidades as quais estão expostos os profissionais do sexo masculino (garotos de programa), travestis e mulheres transexuais em relação a exposição a epidemia de HIV/AIDS e ao tráfico de pessoas. Atuação nos municípios do Recife, Olinda, Goiana, Camaragibe e Paulista, através da realização de mini oficinas nas ruas, saunas masculinas e cines pornôs, onde trabalham os profissionais do sexo, bem como na sede do GTP+ onde é realizado um curso de formação de educador, favorecendo o fortalecimento da auto-estima e o exercício da cidadania.

2)Grupo de Teatro de Rua “Turma da Prevenção” Através de esquetes teatrais e oficinas educativas aborda temas como: gênero, relações de poder, sexualidade, cidadania, prevenção as DST/AIDS e vacinas preventivas e terapêuticas anti-HIV entram em cena para serem debatidos em comunidades de vulnerabilidade social e econômica, além das escolas públicas de Ensino Fundamental II, associações comunitárias, empresas, grupo de jovens e mulheres. Nesses cinco anos de existência o grupo teatral já realizou mais de quinhentas apresentações

AÇÕES:
- Dia dos Namorados
- Carnaval
- Dia Mundial Contra AIDS

ASSISTÊNCIA: Atua informando e integrando a sociedade em geral sobre os serviços de saúde em DST/HIV/Aids existentes na cidade do Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado de Pernambuco.

COLABORADORES DO GTP+
Número de Colaboradores:           14(catorze pessoas)          

PRINCIPAIS IMPACTOS ALCANÇADOS
 “QUANTITATIVO”
Dados quantitativos dos projetos do GTP+

Projeto
Dados quantitativos por março a setembro 2013
Grupo do Teatro
3.500 pessoas diretamente, indiretamente 10.500 pessoas.
7.240 preservativos masculinos. 5.000 panfletos de prevenção as DST-AIDS.
Mercadores de ilusões

10 profissionais do sexo capacitados como agentes multiplicadores.
574 profissionais do sexo abordados.
5622 preservativos distribuídos.
2616 géis lubrificantes distribuídos
4.500 panfletos distribuídos
Agentes de Cidadania e Direitos Humanos
 15 Jovens  vivendo e convivendo com o HIV capacitados como multiplicadores de informações.
Cozinha Solidária
420 pessoas vivendo com HIV ou AIDS beneficiárias (março a setembro 2013).
Espaço Posithivo:
72 atendimentos
23 encaminhamentos
05 visitas hospitalares
05 outros atendimentos
Vacinas Anti-HIV (Advocacy e participação comunitária )
160 pessoas atingidas diretamente  e  640 indiretamente,
300 unidades de boletim Vacinas Posithivas impressos.  (Enviados eletronicamente também para as redes sociais)
GTP+
Visitas do site: 660 visitantes únicos
4.446 Visualizações de página
46,08% Novas visitas
Inserções na mídia: 35
Total para mês:
Pessoas diretas por mês = 624
Beneficiários diretos por mês =  168
Pessoas indiretas por mês = 1.596
Mídia inserções por mês = 4
Total para ano (na media):




Pessoas diretas por um ano: 7.488
Beneficiários diretos por ano: 2.016
Pessoas indiretas por ano: 19.152
Mídia inserções por ano: 48
Matérias informativos e camisinhas distribuídas por ano: 19.293 preservativos masculinos  materiais informativos: 14.250.





“QUALITATIVO”:
Atingiu um reconhecimento público a partir das ações sócio-educativas desenvolvidas no município do Recife, Região Metropolitana e no interior do Estado de Pernambuco.

No que diz respeito às articulações políticas, as instâncias de controle social e integração com as demais organizações da sociedade civil, o GTP+ se destacou por sua ação combativa em defesa das políticas de saúde e qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Na região Nordeste e em âmbito nacional a instituição tem uma participação expressiva nas instâncias de controle social e em eventos, conferências, seminários e articulações – espaços legítimos de construção de propostas em defesa da saúde pública e do investimento em pesquisas de experimentos de vacinas preventivas e terapêuticas anti HIV/AIDS.

FINANCIADORES*:
Departamento –DST, AIDS e Hepatites Virais do SVS do Ministério da Saúde;
Ministério da Justiça - Departamento de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas;
PE-DST/AIDS do Estado de Pernambuco – Programa Estadual de DST/AIDS;
Secretária Municipal de Saúde da Cidade do Recife-PE Coordenação Municipal de DST/AIDS;
Fundação Redistribuir;
Futuro Sozial Brazil;
AMFAR;
Consulado Alemão do Recife – PE;
IRISH Aid;
IAVI - Internacional AIDS Vaccine Initiative.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS*:
DN-DST/AIDS do MS Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde;
PE-DST/AIDS do Estado de Pernambuco – Programa Estadual de DST/AIDS;
Secretária Municipal de Saúde da Cidade do Recife-PE Coordenação Municipal de DST/AIDS;
Secretária Municipal de Saúde da Cidade do Olinda-PE Coordenação Municipal de DST/AIDS;
Secretária Municipal de Saúde da Cidade de Garanhuns -PE Coordenação Municipal de DST/AIDS;
Secretária de Defesa Social/PE – Comitê de Combate ao Trafico de Seres Humanos – PE;
Agência Experimental de Publicidade – Inata-AESO;
Projeto Paz Social – GAJOP-MJ-SMJ-GEAPAMP-PE;
GIV-SP - Grupo de Incentivo a Vida - São Paulo;
TIE;
Fêneis/PE - Federação Nacional de Integração dos Surdos  – Núcleo PE;
Lar do Nenen;
Casa de Apoio das Crianças Cardiopatas;
Viva Rachid;
FOCCA - Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas;
Faculdade  Mauricio de Nassau;
Central de Apoio às medidas e Penas Alternativas CEAPA / REDE SOCIAL;
GPAFS – Grupo de Pesquisa em Atividade e Saúde Física – UFPE.

Wladimir Reis
Coordenador Geral
Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo
Avenida Manoel Borba, n. 487 - Boa Vista - Recife - PE CEP:50070-000
fone/fax:55(XX81-32310905)
skype:gtpwladimir
Membro Comitê Comunitário de Vacinas Anti-HIV

Visite o site: www.gtp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário